Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Ex-BBB Fernando Fernandes ignora deficiência e salta de paraquedas


Com equipamentos diferenciados, salta da altura de quatro mil metros em queda livre e é o primeiro lesionado medular a aterrizar sozinho em solo

Fernando Fernandes conquistou mais uma marca histórica. Após dois anos de preparação, pela primeira vez um lesionado medular encarou um salto de paraquedas e aterrizou sozinho em solo. Com ajuda de instrutores e equipamentos diferenciados, o atleta paralímpico, ex-participante do reality show Big Brother Brasil, encarou o desafio e pulou de uma altura de quatro mil metros.

- Isso soma na canoagem e na minha vida. Você aprende a controlar seus medos. Você tem que vencer o medo diariamente.

Vontade de viver não falta para Fernando. O mais difícil foi encontrar um instrutor que topasse o desafio. Por não ter o controle do corpo da cintura para baixo, o risco de algo dar errado na hora do salto assustou muita gente. Mas ele não desistiu e convenceu João Tambor. Com 25 anos de experiência em paraquedismo e mais de 14 mil saltos, o instrutor apoiou Fernando no novo desafio.

- Quando fiquei sabendo o que ele queria, fiquei muito contente de poder ajudar a concretizar esse sonho, esse projeto.

A parceria deu certo. Os treinos foram exaustivos. Diferente do salto duplo, no qual o instrutor está no comando e o aluno é apenas um passageiro, Fernando saltou em queda livre. Nessa modalidade, dois instrutores saltam junto com o aluno, mas apenas como guias. Na altura de 2 mil metros, eles soltam o aluno e o próprio aciona o paraquedas, faz a navegação e a aterrissagem sozinho.

- Ah, é uma mistura de tudo. É medo, com ansiedade, com vontade, com liberdade – afirmou Fernando.

Adaptações foram necessárias nos equipamentos. Fernando treinou em um tubo de vento durante meses. Simulações de queda livre se repetiram para que nada pudesse dar errado.

- Pensamos em estabilizar as duas pernas dele. Como ele não tem força na perna, então bloqueamos o joelho dele um pouquinho acima de 90 graus, para que quando ele estivesse em queda livre, a perna não ficasse solta – explicou o instrutor.

Mas deu errado. Na hora do salto, o atleta ficou com as costas virada para o chão. Um imprevisto que assustou a todos, mas que foi resolvido com a sabedoria dos professores. Eles tentaram virar o corpo de Fernando e colocar na posição correta durante a queda, mas não foi possível. A solução foi soltar o paraquedas para o atleta e aí permitir que ele completasse o salto sozinho.

“É medo, com ansiedade, com vontade, com liberdade”Fernando Fernandes”

- A gente estava caindo na posição invertida, ele estava caindo de costas.

Cheguei perto dele e achei que ele estaria com aquela cara que o aluno de primeiro salto faz, com o olho saltando para fora dos óculos. Mas não, ele estava sorrindo – contou João Tambor.

A manobra final foi orientada por rádio. O passo a passo foi dado para que Fernando pousasse no lugar certo, sem mais complicações. E quando pisou no solo, a emoção tomou conta do atleta.

- É muita adrenalina, muita, muita, muita adrenalina – vibrou Fernando.
Já são seis desafios cumpridos pelo ex-BBB. Uma marca de superação e esforço. Fernando Fernandes pretende quebrar mais tabus e mostrar que com força de vontade, nada é impossível.

- É uma paz de espírito. Parece que é um momento meu com Deus. Não tem palavras para dizer o que é aquilo. Parece que você grita e ninguém te ouve.

 

Fonte: Globo Esporte
((•)) Ouça esse post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲ Topo