Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Um novo item opcional para cadeira de rodas - FreeWheel

Hoje, em visita ao Blog Mão na Roda, encontrei uma novidade que não podia deixar decomprartilhar aqui também. Trata-se de mais uma geringonça para equipar sua cadeira de rodas: o FreeWheel! Em uma tradução literal, o nome significa roda livre, que faz bastante sentido já que ela gira em todas as direções, mas há também um trocadilho com a expressão “free will”, que significa livre arbítrio. Ou seja, com o FreeWheel, você pode escolher para onde vai! Sim, essa é a proposta principal do equipamento.

FreeWheel sendo utilizado na praia

O FreeWheel foi inventado por Pat Doughtert, um tetraplégico americano que sentia dificuldades para se mover por terrenos acidentados como grama, areia e até mesmo ruas esburacadas. O equipamento nada mais é do que uma extensão acoplável ao pedal da cadeira que tem uma roda na ponta. Essa roda tem doze polegadas de diâmetro por 2 polegadas e pouco de largura, ou seja, é bem maior e mais larga que as rodinhas das nossas cadeiras manuais. E é justamente por isso que ela faz com que a cadeira vença os obstáculos com muito mais facilidade.

FreeWheel preso ao suporte traseiroParece simples – e é mesmo – mas o grande barato do FreeWheel é que ele também é extremamente bem construído, leve, portátil, ajustável e fácil de usar. O mecanismo que prende o FreeWheel à cadeira funciona com praticamente todos os tipos de pedal, e há ainda um suporte que pode ser colocado na barra de trás da cadeira para transportá-lo quando ele não estiver sendo usado. Exemplo: você usa o equipamento para andar na rua e, quando chega em uma loja ou shopping, basta desencaixá-lo da cadeira e prender nesse suporte.

E na prática, funciona? Sim! O FreeWheel em pisos esburacados, na grama e também na areia da praia o resultado foi bom. Claro que ele não faz milagres, mas ajuda bastante no deslocamento. Em uma praia com piso de areia dura, dá para circular numa boa e, sendo empurrado, dá para encarar areia fofa.  Nas calçadas de pedra portuguesa, diria que é uma delícia. Além disso, ele é muito leve e dá até para empinar a cadeira com o FreeWheel acoplado. E se você não tem uma cadeira de corrida, ele é uma excelente alternativa para poder se exercitar por aí sem correr o risco de se esborrachar no chão.

FreeWheel acoplado à uma TiLite ZR

Na hora de comprar o equipamento, só tem que ficar atento à duas coisas: o tipo do pedal da sua cadeira e se há espaço entre os seus pés para caber o FreeWheel. No caso do espaço, é necessário que haja pelo menos uns 3cm livres entre um pé e outro para acoplá-lo. Já quanto ao pedal, talvez seja necessário fazer uma adaptação para poder utilizar o FreeWheel na sua cadeira.

A roda do FreeWheel é articulada e gira 360 graus

Pra você entender melhor como funciona o  FreeWheel, confere só esse video abaixo.


No site do fabricante há um manual (arquivo PDF – 3,2MB), que indica se há necessidade ou não de adaptação de acordo com cada tipo de pedal. O pedal ajustável da TiLite, por exemplo, é um dos que precisa de adaptação.

FreeWheel
Site do fabricante: www.gofreewheel.com
Preço nos EUA: US$  499

((•)) Ouça esse post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲ Topo