Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 10 de julho de 2011

Acessibilidade na mídia


Hoje vendo um post do  adolescente colunista Rafael Almeida no site Acessibilidade Total, achei super bacana e resolvi divulgar aqui também. Fala sobre a série de televisão americana “Glee” - recentemente exibida na Rede Globo nas manhãs de sábado - se tornou muito popular entre nós, jovens, e é assunto para todos os tipos de conversa. A série é um musical, mas trata de assuntos muito polêmicos como bullying, homossexualidade e acessibilidade.
Falando do último tópico, que mais nos interessa, nos deparamos com Artie, um adolescente que passa tempos difíceis em sua cadeira de rodas. Interpretado por Kevin McHale (esse da foto acima), o personagem (que faz parte do elenco principal) mostra um lado diferente do que é tratado nos dias de hoje na televisão no que diz respeito à acessibilidade. Na série, não é mostrado uma realidade utópica, em que todos são felizes e esperam superar o assunto. O personagem sofre bullying (assim como outros) e apresenta dificuldades para ir a lugares (como locais de suas apresentações) que se desdobram ao decorrer do drama da série.
Obviamente o seriado tem o seu quê de sensacionalismo, mas nele é mostrado como um jovem que, ao sofrer um acidente, ficou preso a cadeira de rodas e vive as dificuldades em seu colegial. Além disso, é mostrada em alguns episódios a vontade de Artie de descobrir se há uma maneira que o tire daquela situação.
O ator não é cadeirante, mas afirma que desde o início sabia que seu personagem seria um, e não teve muito tempo para se preparar para isso. Em uma de suas entrevistas Kevin conta que a cada episódio ele aprende algo de novo com a cadeira, e diz que atuar e dançar em uma cadeira de rodas é muito difícil, mas para ele já é normal.
Com isso, vemos que cada vez mais a mídia procura tratar de temas como esse, com o objetivo de “incluir” esse assunto entre as pessoas e as relações sociais para que todos possam encarar a situação com normalidade e de maneira positiva.
Eu não acompanho nada brasileiro que trate desse assunto, mas e vocês, como vêem a acessibilidade na televisão? Comentem!



((•)) Ouça esse post

Um comentário:

  1. vc sempre soube que eu adoro uma polêmica, principalmente quando a mesma vem de veiculos midiaticos. Glee é uma série de televisão musical comédia-drama que nos faz reviver momentos d enossa adolescencia e que nos instiga a olhar em 360º... afinal de contas: tudo tem seus dois lados.


    grande beijo

    ResponderExcluir

▲ Topo