Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Vagas para deficiente – Respeite e não ocupe-a sem permissão


Hoje fui à João Pessoa pra uma audiência do DPVAT e chegando ao forum de cara já fui logo dando uma "cadeirada" na fila de carros pra entrar no estacionamento (estava imensa, mas tive prioridade), mas aí quando entramos não conseguimos encontrar vagas disponíveis para deficientes, estavam todas ocupadas , algumas até por indivíduos não deficientes e sim "eficientes".
Então em meio ás minhas pesquisas na net sobre as dificudades do dia-a-dia de um cadeirante, não pude deixar de observar esse artigo do Blog (THE BEST), e devido o que aconteceu comigo, resolvi postá-lo também aqui no meu blog, para que haja uma maior divulgação e conscientização dos andantes para tal fato.

É impressionante o número de pessoas que desconhecem a regulamentação e a forma correta de utilização da vaga para deficientes em locais privados e nos locais públicos. Além disso tem as pessoas que sabem, mas se fazem de desentendidas ou querem ser espertas o suficiente para utilizar a vaga, destinada a pessoas com deficiência.
Nos estacionamentos públicos, de algumas cidades, é necessário que se tenha um cartão especial para uso da vaga, mesmo que a pessoas seja portadora de deficiência, e é obrigatório a colocação em local visível e é passível de multa. Já nos estacionamentos privados, existe a obrigatoriedade das vagas em local acessível, porém não há necessidade do cartão.
O que mais encontramos pelos estacionamentos é uma prática muito errada feitas pelos motoristas. Vamos listar algumas delas abaixo:
  • Pessoas sem deficiência utilizam a vaga, tirando proveito de sua localização e de estar vazia.
  • As pessoas não tem a mínima noção de como o deficiente precisa utilizar o espaço e ocupam 4 vagas a partir de duas.
  • Motoqueiros acham que as listras diagonais são reservadas para estacionamento de moto
  • Os estacionamentos colocam cones para reservar as vagas dos espertinhos, porém o deficiente não tem como tirar os cones (afinal de contas ele não vai montar a cadeira para retirar o cone e desmonta-la para estacionar)
  • As vagas são mal sinalizadas e não tem indicação legível
Esses são apenas algumas das práticas erradas, mas existem muitas outras. Duro é a desculpa, esfarrapada, do indivíduo que uso a vaga irregularmente, sendo as mais tradicionais “Ihhh, nem vi que era para deficiente. Me Desculpa?” ou “Era rapidinho, eu só fui ali numa loja fazer uma troca”.
As vagas nos estacionamentos privados são destinadas a pessoas com deficiência física permanente ou temporária que impossibilite a locomoção, ou seja, “cadeirantes”, “muletantes” e pessoas com dificuldade de ambulação (andar), sendo os motoristas ou não.
Veja como funciona uma vaga de deficiente e o porque de uma vaga maior:
Vagas para deficiente   Respeite e não ocupe a sem permissão
Na figura acima você pode perceber que foram marcadas duas áreas e elas funcionam da seguinte forma:
  1. Área 1: Destinada para o carro.
  2. Área 2: Destinada para o cadeirante montar e desmontar a cadeira de rodas e poder se locomover para sair e entrar no carro.
O CQC fez uma matéria que falava sobre acessibilidade e questionou o uso indevido das vagas de deficientes para alguns espertinhos. Veja o vídeo colocado no youtube com a matéria.


Agora resta-nos apelar para que as tais vagas sejam respeitadas e não ocupadas sem permissão.
 




((•)) Ouça esse post

2 comentários:

  1. Pessoas desse tipo deveriam entender que se existe vagas para deficientes é pq esses precisam delas. São pessoas desentendidas ou que se fazem de não informadas de regras importantes como essas. Todos temos que ter consciência do que é certo e do que é errado, dessa forma muitos acontecimentos impróprios deixariam de acontecer.

    ResponderExcluir
  2. são coisas assim absurdas que acontecem em um lugar que se diz de direito superio forun. kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

▲ Topo